Como saber se fui aprovado no ProUni 2019? Descubra agora!

O ProUni é um programa de bolsas muito conhecido entre os estudantes que participaram ou que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas depois de realizar a prova e passar na etapa de inscrição, surge aquela dúvida: como saber se fui aprovado no ProUni 2019? Descubra agora!

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo Brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior. Deste modo, os candidatos podem arcar melhor com os custos da matrícula em uma boa instituição de ensino superior privada.

O artigo a seguir foi feito especialmente para os estudantes que se inscreveram no programa e não sabem como conferir se foram, ou não, aprovados no programa. Portanto, continue acompanhando o conteúdo e entenda também o que fazer após a aprovação e os documentos que devem ser apresentados.

Como saber se fui aprovado no Prouni 2019?

Antes de começarmos a explicar sobre como saber se foi aprovado no Prouni ou não, é bom entender que as bolsas do programa podem ser divididas em dois tipos. Isto irá variar de acordo com a renda do candidato. Entenda melhor abaixo:

PROUNI 2019


Bolsas integrais

São bolsas que cobrem 100% do valor total das mensalidades. Ou seja, o aluno não paga nada para estudar na faculdade particular. Esse tipo de bolsa é reservado para quem tem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa.


Bolsas parciais

São bolsas que cobrem 50% do valor total das mensalidades. A outra metade deve ser paga pelo estudante. Esse tipo de bolsa é para quem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.


Se você se inscreveu e gostaria de saber o resultado da aprovação, é muito simples: assim que o prazo das inscrições é encerrado, o sistema do ProUni 2019 faz o cálculo e seleciona os candidatos com as melhores notas do ENEM concorrendo à uma mesma vaga.

Quando o resultado sai, ele é disponibilizado em poucos dias no site do MEC (Ministério da Educação), no site do programa, ou pelo telefone 0800-616161. Além disso, também é possível acessar os resultados através das instituições participantes do Programa.

O que fazer após ser aprovado no Prouni?

O ProUni classifica os candidatos a uma bolsa usando como critério o desempenho deles no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Quanto maior a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa de estudos.

E após conferir o resultado da aprovação no programa, o próximo passo será entrar em contato com a universidade escolhida para efetuar a matrícula. É importante ficar atento aos prazos para não perder a sua vaga. Além disso, você deve apresentar todos os documentos necessários para efetivar sua vaga no.

PROUNI 2019

Para poder participar do ProUni, é necessário ter feito a edição do Enem do ano imediatamente anterior (ou seja, a edição mais recente), não ter diploma superior e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além desses critérios, o candidato precisa se encaixar em um destes perfis:


01. Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas;


02. Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas particulares com bolsa integral;


03. Ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral;


04. Ser portador de necessidades especiais;


05. Ser professor contratado de escola pública.


As inscrições do ProUni devem feitas somente pela internet, no site oficial do programa. E no tópico abaixo você confere qual a documentação deverá ser apresentada no momento da matrícula.

Documentação necessária

PROUNI 2019

Quando o candidato inscrito no programa é contemplado em uma Universidade de Ensino Superior através da bolsa do Programa Universidade para Todos, o mesmo terá um prazo para ir até a instituição e apresentar toda documentação necessária. Melhor dizendo:

  • Documentos de identificação como o RG e carteira de habilitação;
  • Comprovante de residência que pode ser uma conta de água ou luz;
  • Comprovante de rendimento que pode ser, por exemplo, os três últimos contra cheques, em caso de renda fixa;
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso;
  • Comprovante de deficiência física como um laudo médico (para quem for deficiente obviamente).

Logo após a entrega dos documentos, a instituição deverá emitir o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni 2019, que garante a você provar que entregou tudo o que foi solicitado à universidade.Ainda assim, pode ser que ela peça outras informações antes da efetivação de matrícula.

E além desses documentos, a universidade pode aplicar uma prova de processo seletivo em você. Nesse caso, a instituição deve avisar com antecedência, além de promover um teste com menor rigor em comparação aos vestibulares. Também não pode ser cobrada qualquer taxa para a realização dessa avaliação.


Após ter conferido estas valiosas informações sobre o Programa Universidade para Todos e descobrir como saber saber se foi aprovado, esperamos que não tenha lhe restado nenhum tipo de dúvida.

Mas caso deseje fazer uma pergunta relacionada ao Prouni 2019, basta deixar o seu comentário abaixo e aguardar a nossa resposta. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Como saber se fui aprovado no ProUni 2019? Descubra agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *