Como saber se fui aprovado no ProUni 2020? Dúvidas Respondidas

O ProUni 2020 é um dos principais programas do governo federal e MEC (Ministério da Educação) de acesso ao ensino superior, oferecendo bolsas integrais ou parciais (de 50%) aos participantes em universidades privadas.

Uma das dúvidas mais comuns envolvendo o programa é como saber se o candidato foi aprovado e conquistou a bolsa. A seguir, esclarecemos essa e outras questões inerentes ao processo seletivo do ProUni 2020. Confira!

Onde consultar o resultado ProUni 2020?

Onde consultar o resultado ProUni 2020?

Os resultados do ProUni 2020 são disponibilizados no período indicado no edital e em três canais. Confira, a seguir, quais são eles e como utilizá-los:

Site ProUni MEC

O site oficial do ProUni MEC é o principal canal de divulgação dos resultados. A seguir, apresentamos um passo a passo para acessá-lo:

  • Acesse o site http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Informe seu número de inscrição no ENEM 2019 e a senha;
  • Clique em “entrar no ProUni”;
  • Clique em “ver resultado”.

Um detalhe importante a ser lembrado é que se candidato não conseguiu aprovação na primeira chamada há uma segunda ou a tão conhecida lista de espera, portanto, é interessante aguardar e verificar esse resultado também.

Telefone

Os resultados do ProUni também são divulgados por telefone, mas é interessante ressaltar que esse canal costuma ficar sobrecarregado. Se mesmo assim quiser utilizá-lo, o número é 0800 61 61 61 (ligação gratuita).

Universidades participantes

As universidades privadas participantes do ProUni também disponibilizam o resultado. Para verificá-lo, basta se dirigir à universidade em que se candidatou a uma bolsa para saber se foi aprovado.

Primeira e segunda chamada ProUni 2020

O ProUni 2020 tem duas principais chamadas. A primeira é destinada para os participantes que obtiveram as melhores notas nos cursos universitários nos quais se candidataram.

Quando for divulgado o resultado, o sistema do programa emite um e-mail automático avisando sobre a aprovação e período de comparecimento na universidade para efetuação da matrícula. Se isso não for feito, o candidato perde a bolsa.

A segunda chamada, por sua vez, é composta por vagas de aprovados na primeira lista que não compareceram na universidade no período de matrícula e perderam a bolsa.

Lista de espera ProUni 2020

Lista de espera ProUni 2020

A lista de espera é utilizada para compor o que é considerado uma terceira chamada destinada às vagas não preenchidas inicialmente. Para entrar nela, é preciso fazer um cadastro no site oficial do ProUni. Para isso, siga as recomendações dadas abaixo:

Ao finalizar esse procedimento, o candidato entra automaticamente para a lista de espera e, se surgir vaga e tiver nota suficiente, é colocado na nova chamada do ProUni 2020.

Vagas remanescentes ProUni 2020

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no processo seletivo normal (primeira e segunda chamada e lista de espera). Neste caso, não há chamada nem nota de corte e a distribuição das bolsas é realizada por ordem de inscrição.

A inscrição para concorrer às vagas remanescentes deve ser feita na página oficial do ProUni, basta acessar http://prouniportal.mec.gov.br/, informar o número de inscrição do ENEM e senha ou fazer um novo cadastro e se candidatar.

Documentos ProUni 2020

Atentar aos documentos solicitados pelo ProUni 2020 é fundamental: se eles não forem apresentados corretamente, o candidato aprovado não conseguirá efetuar a matrícula.

Mas, quais seriam esses documentos? Confira na lista que elaboramos e aproveite para começar a organizar todos esses papéis, para não correr o risco de perder o benefício caso seja aprovado:

  • Comprovante de renda familiar. É possível apresentar holerite, extrato bancário, entre outros documentos que atestem o quanto a família ganha por mês;
  • Nota do ENEM 2019 e espelho da redação da prova;
  • Documentos de identificação em bom estado (carteira de identidade e CPF);
  • Comprovante de residência atualizado (com 3 meses, no máximo);
  • Comprovante de escolaridade (como o de finalização do ensino médio);
  • Demais documentos específicos solicitados pela universidade.

Recomendações extras

  • Lembre-se que os documentos para matrícula são importantes, portanto, tente organizá-los antecipadamente, mesmo antes da divulgação do resultado. Caso seja aprovado, será possível fazer a matrícula dentro do prazo;
  • Não desanime se não for aprovado na primeira chamada, acesse o site oficial do ProUni e faça o cadastro para entrar na lista de espera e tentar se classificar em novas chamadas;
  • Fique atento aos prazos, tanto de inscrição quanto de divulgação do resultado e matrícula. Fora deles não será possível concorrer ao benefício ou aproveitá-lo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Como saber se fui aprovado no ProUni 2020? Dúvidas Respondidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *