Inscrição Prouni 2020: veja aqui como fazer sua inscrição!

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é uma grande oportunidade para jovens e adultos cursarem o ensino superior no Brasil. Este é um programa criado pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior, disponibilizando bolsas parciais ou integrais em universidade privadas. O órgão responsável pelo programa é o Ministério da Educação.

Para participar, há alguns critérios que devem ser preenchidos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola particular como bolsista integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte da rede particular, como bolsista integral;
  • Possuir algum tipo de deficiência;
  • Ser professor da rede pública.

Além disso, é necessário comprovar renda de até 3 salários mínimos por membro da família, ter realizado o ENEM (Exame no Ensino Médio) e ter atingido a nota de, no mínimo, 450 pontos na prova geral e não ter zerado a redação.

Quem já possui diploma de ensino superior não pode concorrer as bolsas. Certifique-se de que você possui os critérios acima antes de começar seu processo de inscrição.

Como fazer a inscrição?

Inscrição Prouni 2020: veja aqui como fazer sua inscrição!

Documentação

Você vai precisar do seu número de inscrição e senha utilizados na última edição do ENEM para efetivar a inscrição no Prouni. Serão solicitados também dados pessoais como:

  • Renda por membro da família;
  • Pensão ou aposentadoria caso receba;
  • Endereço;
  • Outros.

[Veja aqui como saber se foi aprovado no Prouni 2020!]

Inscrição

As datas de inscrição para 2020 ainda não foram divulgadas, portanto fique atento ao site do programa. A inscrição no processo seletivo do Prouni deve ser feito através do site do programa também.

Nesse momento não é necessário enviar nenhum documento, mas é aconselhável que tenha toda a documentação em mãos. Siga os passos abaixo para efetivar sua inscrição:

  1. Acesse o site pelo link http://prounialuno.mec.gov.br/;
  2. Clique em “Inscrever”;
  3. Busque pelas instituições e cursos ofertados para 2020;
  4. Informe seu número de inscrição e senha utilizados para a realização do ENEM;
  5. Você então deve escolher duas instituições de ensino que mais deseja frequentar e para qual curso quer concorrer.

As notas de corte são atualizadas diariamente e você tem a possibilidade de trocar de curso caso você não tenha atingido a nota necessária.

[Prouni 2020: como funciona, requisitos e muito mais!]

Quando são solicitados os documentos oficiais pelo ProUni?

Inscrição Prouni 2020: veja aqui como fazer sua inscrição!

Somente quando o candidato é pré-selecionado para receber uma bolsa é que começa a fase de comprovação de documentação, que deve ser realizada na faculdade para onde o aluno foi selecionado.

Sem a comprovação, não é possível efetuar a matrícula. Por isso, é importante ter todos os documentos antes de fazer a inscrição no programa.

[O que são vagas remanescentes do Prouni? Veja aqui!]

Normalmente, as cópias e os documentos originais solicitados são:

  • Documentos de identificação (RG, CNG, Identidade militar, Passaporte emitido no Brasil, Carteira de Trabalho, e outros);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou outro; contrato de aluguel com firma do proprietário reconhecida; Declaração de Imposto de Renda; Demonstrativo do INSS; Fatura do cartão de crédito e outros);
  • Comprovante de rendimentos: este documento é definido pelo coordenador do ProUni que decide em função de cada caso. Devem ser levados documentos de comprovação de renda de todos os membros da família, sejam eles assalariado, autônomo, trabalhador rural, etc.
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia. Neste caso pode ser uma cópia da decisão judicial, escritura pública ou acordo homologado judicialmente;
  • Comprovantes do ensino médio: é necessário apresentar os históricos de conclusão em cada ano do ensino médio ou o certificado de conclusão.
  • Deficientes físicos devem apresentar o laudo médico que atesta o tipo e grau de deficiência de acordo com o CID (Classificação Internacional de Doenças)
  • Professores da rede pública devem comprovar o exercício.

Maiores detalhes sobre a documentação, como a lista completa, podem ser consultados no site do ProUni.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Inscrição Prouni 2020: veja aqui como fazer sua inscrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *