Lista de espera ProUni 2020 – Como participar, Resultado e como obter as bolsas remanescentes

A lista de espera do ProUni 2020 (Programa Universidade para Todos) funciona como uma segunda chance para os candidatos que querem adentrar às universidades particulares com bolsa de 50% ou 100%. Para participar é só mostrar o interesse por meio do site oficial do programa.

Podem participar do programa de inclusão universitária alunos de baixa renda que estudaram a vida toda em colégios públicos ou com bolsa integral em escolas particulares. A faixa de renda requerida para poder se inscrever no ProUni 2020 é a de até três salários-mínimos para a bolsa parcial e até um salário mínimo e meio per capita de renda familiar para a bolsa integral. Professores da rede pública de ensino sem graduação não precisam comprovar a renda.

Também é tido como requisito ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2019.

[Veja aqui como saber se foi aprovado no Prouni 2020!]

Como funciona a lista de espera do ProUni

A lista de espera do ProUni 2020 é aberta assim que sai o resultado do programa. Durante esse primeiro prazo os candidatos selecionados terão um prazo para mostrar a documentação necessária e fazer matrícula.

Entretanto, o que acontece é que muitos candidatos não preenchem as vagas ou não comparecem às cadeiras para qual foram chamados. Desse modo, as vagas universitárias são novamente abertas para aqueles que ficaram como “próximo” na fila.

No caso do ProUni a lista de espera funciona como uma segunda chamada dos pré-selecionados.  Mas é preciso ter atenção, pois para ter mais essa chance de iniciar a graduação é preciso mostrar o interesse em fazer parte da lista de espera.

[Veja aqui como fazer sua inscrição do Prouni 2020!]

Para participar da lista de espera basta clicar no botão “participar da lista de espera” que aparecerá no painel do usuário assim que sair o resultado do ProUni 2020. O sistema lhe informará qual é a sua posição na espera, o que já servirá como uma base para saber qual é a sua chance de ser chamado.

Se você estiver no número 1 a 10 da lista de espera, por exemplo, a chance de ser convocado para apresentar a documentação é grande. Entretanto, se forem mais de 100 pessoas para desistir à sua frente menor será a chance de ser chamado.

Vale lembrar que é comum que a segunda chamada do ProUni ocorra somente no segundo semestre ou no próximo semestre ao do resultado, pois há um grande índice de alunos que desistem dentro do primeiro semestre – o que abre vagas para os pré-selecionados da lista de espera.

Lista de Espera Prouni

É por ordem de chegada?

Não, a lista de espera do ProUni 2020 não é por ordem de chegada, mas sim por classificação de nota, portanto, é como se fosse uma segunda seleção de alunos.

Vale a pena se candidatar para a lista de espera do ProUni 2020?

Dependerá  da performance do candidato no programa. Mas como não custa nada fazer parte, manifestar o interesse ainda poderá ser uma segunda chance do interessado em conquistar a vaga que deseja.

[Lista de espera do Prouni 2020: fique de olho!]

Como fazer parte da lista de espera do ProUni 2020

O candidato pode se candidatar para fazer parte da lista de espera do ProUni em dois momentos da programação anual, após a primeira e a segunda chamada.

Primeira chamada

primeira chamadaEla ocorre alguns dias depois do encerramento das inscrições e é o momento em que são divulgados a lista de candidatos aprovados em primeira chamada. Há um prazo de 5 dias úteis para comparecer à universidade e mostrar a documentação obrigatória para matrícula.

Nesse prazo os pré-selecionados podem se candidatar para fazerem parte da lista de espera para a segunda chamada.

Segunda chamada

A segunda chamada do ProUni já é feita para preencher as vagas que não foram ocupadas num primeiro momento. Aqui ocorre uma segunda leva de seleção daqueles que manifestaram interesse na lista de espera.

Caso seja selecionado na segunda-chamado o candidato também terá igualmente o prazo de 5 dias para comparecer à universidade e entregar a documentação obrigatória para garantia da vaga, caso contrário, poderá perder o lugar para outra pessoa que estava na lista de espera.

[O que são vagas remanescentes do Prouni 2020? Veja aqui!]

Par participar da lista de espera o candidato precisa cumprir com os seguintes requisitos:

  • Não ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares em que tenha acontecido a formação de turma no curso de interesse do candidato;
  • Ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, mas reprovado por não ter ocorrido a formação de turma;

Para manifestar o interesse basta clicar em “lista de espera” logo abaixo das opções de curso. Lembrando que é possível manifestar o interesse de participar da espera para as suas duas opções de cursos.

Lista de Espera Prouni 2020

Todos os cursos têm opção de lista de espera?

Nem sempre, pois a lista de espera só abre se houver desistência. Dependendo do curso e da universidade isso pode não acontecer e, então, não será preciso abrir a lista de espera. Por isso, é preciso esperar que o prazo se acabe para conferir se o curso de desejo do candidato vai abrir uma nova chamada.

Bolsas Remanescentes

Bolsas Remanescentes PROUNI 2020Mesmo depois que são encerradas o prazo para participar das lista de espera e já tenham sido selecionados todos os alunos das duas chamadas regulares do programa, ainda há bolsas remanescentes.

As bolsas remanescentes, portanto, são aquelas vagas que não foram ocupadas nem na primeira e nem na segunda chamada da edição do programa.

Para preencher essas bolsas remanescentes o programa abre novamente as inscrições e, dessa vez, com um critério mais flexível. Aqui podem participar, por exemplo, professores da rede pública que não tenham feito o ENEM 2019.

Para participar dessa etapa do processo o candidato  precisa acessar a página oficial do ProUni 2020 dentro do prazo a ser delimitado pelo Ministério da Educação e manifestar o desejo de participar da próxima etapa.

Caso seja aprovado, haverá o prazo de 5 dias para a entrega da documentação e realização da matrícula, presencialmente, na seda da universidade em que foi aprovado.

Resultado do ProUni 2020

Resultado Prouni 2020A data do resultado do Prouni 2020 ainda não foi divulgada pelo MEC, mas costuma acontecer até 3 dias depois do último dia da inscrição.

Para consultar o resultado basta acessar a plataforma oficial, no link: http://prouniportal.mec.gov.br/

Resultado Prouni 2020

Os alunos também podem ligar para a central de relacionamento  pelo número 0800 616161 para conferir o resultado.

Retire outras eventuais dúvidas no edital oficial do PROUNI. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Lista de espera ProUni 2020 – Como participar, Resultado e como obter as bolsas remanescentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *