PROUNI 2019 SEGUNDO SEMESTRE – Resultado, Lista, Bolsas – CONFIRA!

Você sabia que o Enem possui diversas funcionalidade e uma delas é permitir que o aluno participe do Prouni 2019? Legal, né? Bom, para quem não sabe ao certo sobre o Prouni, ele é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo possibilitar aos alunos bolsas de 50% e até 100% em faculdades e universidades particulares.

O Programa Universidade para Todos, mais popularmente conhecido como Prouni, possibilita o acesso para pessoas que não tem condições financeiras de arcar uma faculdade, realizar o sonho de fazer a tão desejada graduação. Diferente do Fies, caso o estudante ganhe 100% da bolsa, ele não irá precisar pagar nada, uma vez que a bolsa de 100% do Prouni é totalmente gratuita.

Interesante, né? Tá gostando de saber mais informações a respeito do Programa Universidade para Todos? Então você está lendo o artigo certo. Continue acompanhando o nosso conteúdo nas próximas linhas desse artigo e descubra como funciona o Prouni 2019 Segundo Semestre, quem pode se inscrever, quando é divulgado o resultado, além da nota de corte e vagas remanescentes. Preparado?

PROUNI 2019

O programa Prouni 2019 oferece dois tipos de bolsa: a integral, que é 100% e a parcial cque disponibiliza 50% da mensalidade. A bolsa 100% integral é direcionada para os estudantes com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (há o cálculo da renda familiar total divido pela quantidade total de pessoas do mesmo núcleo familiar). Já a bolsa parcial é para estudantes que possuem renda familiar e até três salários mínimos por pessoa.

Para você conseguir realizar a inscrição no Prouni 2019 e ter chances de concorrer as bolsas integrais ou parciais, é necessário que antes atenda um dos requisitos abaixo, como:


01. Você precisa ter estudado o ensino médio completo em instituições públicas de ensino ou em instituições privadas na condição de bolsista;


02. Caso você possua alguma deficiência;


03. Caso você seja professor de instituições públicas ou ter exercido a sua atividade docente na educação básica e ter feito parte do quadro de colaboradores permanentes da instituição pública, pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;


04. Caso você tenha feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas do Enem e a redação com pontuação acima de zero.


Se você atende a alguns desses critérios então corra para poder realizar a sua inscrição no Prouni 2019.

Segundo Semestre Prouni

O Prouni é um programa tão bom que ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo. Legal, né? O estudante tem mais chances de participar do programa. Mas é bom ficar atento quanto o inicio de cada inscrição. As inscrições para o primeiro semestre acontece entre Janeiro e Fevereiro e a segunda, entre Junho e julho.

Cada edição realizada do Prouni, há duas chamadas, e isso acontece em cada semestre. O programa funciona com as mesmas regras para ambas edições. Para o aluno que deseja participar, os critérios são os mesmos, como ter tirado nota mínima de 450 nas áreas de conhecimento e acima de zero na redação e todos os demais citados acima.

O processo seletivo do Prouni é totalmente automatizado e leva em conta as melhores notas dos candidatos do processo seletivo. É por isso que cada curso possui uma nota de corte especifica, e essa é a referência da média da nota tirada no Enem dos candidatos que estão participando do mesmo processo seletivo do que você.

Se for classificado, o candidato deverá confirmar o interesse no programa e se dirigir até a instituição, com os documentos necessários, para realizar a matrícula. Caso não tenha sido chamado na primeira chamada, não se preocupe que ainda é possível ser convocado.

Pode participar do ProUni segundo semestre 2019 todos os participantes que se enquadram nos mesmos critérios gerais do programa: que realizaram a última edição do Enem e que ainda não possuam um diploma de ensino superior, além de ter tirado nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e superior a zero na redação.

Resultado Prouni Segundo Semestre 2019

Depois de realizar todos os procedimentos de inscrição o participante deverá aguardar o as notas e para que possa consultar o resultado Prouni segundo semestre com êxito e sem erros. Logo abaixo, há um passo a passo explicando o processo:

PROUNI 2019

Passo 01: O candidato deverá acessar o site do programa para consultar o resultado do Prouni 2019;


Passo 02: No portal do programa, o candidato irá inserir o número de inscrição e a senha utilizados no Enem.


Passo 03: Logo após será possível visualizar o resultado e saber se foi classificado ou não. O MEC entrará em contato com todos os aprovados dando maiores informações sobre o preenchimento da vaga.


Agora que você já sabe sobre o Segundo Semestre Prouni 2019, pode ser que tenha dúvidas sobre se vale realmente a pena concorrer a essa vaga. Coloca aqui nos comentários que iremos te responder o mais breve possível!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

PROUNI 2019 SEGUNDO SEMESTRE – Resultado, Lista, Bolsas – CONFIRA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *