PROUNI 2019 — Como funciona, Requisitos, Inscrição e Resultado

O Enem tem diversas funcionalidade e uma dela é permitir que o aluno participe do Prouni 2019, que é um programa do Ministério da Educação que tem a finalidade e permitir aos alunos bolsas de 50% e até 100% em faculdades e universidades particulares.

O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, permite o acesso a graduação para pessoas que não conseguem pagar uma faculdade, ao contrário do Fies, caso o aluno ganhe 100% da bolsa, ele não precisará pagar nada, é totalmente gratuito. A seguir continue lendo o nosso artigo!

Como funciona?

O Prouni foi criado em 2004 e ele acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar do programa Prouni é preciso ter realizado a prova do ENEM para então submeter a sua média para esse programa.

Prouni 2019

Além de ter que ter média maior do 450 nas provas e redação acima de zero é necessário preencher outros requisitos para então participar do Prouni 2019.

O Prouni 2019 oferece dois tipos de bolsa, a integral, que é 100% e a parcial com 50% da mensalidade. A bolsa integral é destinada para os alunos com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial é para estudantes que possuem renda familiar e até três salários mínimos por pessoa.

Requisitos para se inscrever no Prouni

Para realizar a inscrição no Prouni 2019 e concorrer as bolsas integrais ou parciais, é preciso atender um dos critérios abaixo, como:


01. O aluno deve ter estudado o ensino médio completo em escolas públicas de ensino ou em escolas privadas através de bolsas de estudos;


02. Ser deficiente;


03. Ser professor de escolas públicas ou ter exercido a sua docência na educação básica e ter feito parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública e pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;


04. O aluno ainda precisa ter feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas e a redação jamais pode ter sido zerada.


Caso atenda a alguns desses requisitos então já pode realizar a sua inscrição no Prouni 2019. 

Inscrição Prouni 2019

Para fazer a inscrição é necessário acessar o site do Prouni e preencher as primeiras informações que são o número da inscrição e a senha do ENEM, após isso é necessário apenas escolher o curso a instituição que deseja estudar.

Veja abaixo o passo a passo para confirmar as inscrições Prouni 2019:

Prouni 2019

  • Acesse o site prounialuno.mec.gov.br;
  • Preencha seus dados;
  • Responda o questionário corretamente;
  • Escolha os cursos;
  • Confirme sua inscrição.

Lembrando que assim como a plataforma do SISU, no Prouni o aluno também pode escolher dois cursos, uma na primeira opção e outro na segunda opção.

Resultado Prouni 2019

Para ter conhecimento do resultado Prouni 2019 o aluno que se candidatou a bolsa, no dia do resultado, deve seguir o passo à passo:

Prouni 2019

  • Acessar o site do Prouni;
  • Depois é só preencher com o número e a senha do ENEM;
  • Terá as informações em caso de aprovação ou não.

É possível também consultar através do site a lista oficial, ela pode ser filtrada de acordo com curso e instituição. Outra forma de ter conhecimento do resultado Prouni 2019 é ligando pro número 0800 616161.

O mais aconselhado é ver o resultado através do próprio portal com acesso do aluno, pois assim o estudante aprovado terá conhecimento sobre o prazo da inscrição e os documentos necessários.

Nota de Corte Prouni

A note de corte nada mais é que os pontos mínimos que você precisa para ser aprovado em determinado curso, mas enganam-se quem pensa que todo mundo concorre com todo mundo, a concorrência acontece dentre os candidatos que escolhem as mesmas opções de curso, turno, faculdade, modalidade (cotistas ou não cotistas) e unidade ou campus

Enquanto as inscrições estão abertas a nota vai mudando, pois ela é calculada todos os dias considerando os candidatos interessados na mesma vaga no curso, faculdade, turno e etc.

A nota muda porque o Prouni permite que o aluno mude as opções quantas vezes quiser, enquanto a inscrição estiver vigorando. As notas mudam a cada edição e tudo depende do desempenho do aluno.

Lista de Espera Prouni

Prouni 2019

Para aqueles alunos que não passaram no primeiro resultado do Prouni 2019, não é preciso entrar em desespero, pois esse programa permite que o aluno manifeste o interesse em ficar na lista de espera.

A lista de espera serve para preencher as bolsas que não foram ocupadas, isso acontece porque muitos alunos passam, mas não realizam a inscrição ou porque falta alguma documentação e assim não é possível ocupar a vaga.

Vagas Remanescentes

Todo processo é para ser dar em duas chamadas ou duas seleções, mas quando as bolsas não são preenchidas, então é aberto o processo para as vagas remanescentes.

Depois de ler sobre o nosso artigo falando sobre o Prouni 2019 passando informações como pegar o resultado e como se inscrever no programa. Não esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do conteúdo inscrito. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *