PROUNI 2019 — Como funciona, Requisitos, Inscrição e Resultado

O Enem tem diversas funcionalidade e uma dela é permitir que o aluno participe do Prouni 2019, que é um programa do Ministério da Educação que tem a finalidade e permitir aos alunos bolsas de 50% e até 100% em faculdades e universidades particulares.

O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, permite o acesso a graduação para pessoas que não conseguem pagar uma faculdade, ao contrário do Fies, caso o aluno ganhe 100% da bolsa, ele não precisará pagar nada, é totalmente gratuito.

Se você deseja saber mais informações a respeito do Programa Universidade para Todos, saiba que está no artigo certo. Continue acompanhando o nosso conteúdo abaixo e descubra como funciona o Prouni, quem pode se inscrever, quando é divulgado o resultado, além da nota de corte e vagas remanescentes. Vamos lá!

Como funciona?

O Prouni foi criado em 2004 e ele acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar do programa Prouni é preciso ter realizado a prova do ENEM para então submeter a sua média para esse programa.
Prouni 2019
Além de ter que ter média maior do 450 nas provas e redação acima de zero é necessário preencher outros requisitos para então participar do Prouni 2019.

O Prouni 2019 oferece dois tipos de bolsa, a integral, que é 100% e a parcial com 50% da mensalidade. A bolsa integral é destinada para os alunos com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial é para estudantes que possuem renda familiar e até três salários mínimos por pessoa.

Requisitos para se inscrever no Prouni

Para realizar a inscrição no Prouni 2019 e concorrer as bolsas integrais ou parciais, é preciso atender um dos critérios abaixo, como:


01. O aluno deve ter estudado o ensino médio completo em escolas públicas de ensino ou em escolas privadas através de bolsas de estudos;


02. Ser deficiente;


03. Ser professor de escolas públicas ou ter exercido a sua docência na educação básica e ter feito parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública e pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;


04. O aluno ainda precisa ter feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas e a redação jamais pode ter sido zerada.


Caso atenda a alguns desses requisitos então já pode realizar a sua inscrição no Prouni 2019. 

Inscrição Prouni 2019

Para fazer a inscrição é necessário acessar o site do Prouni e preencher as primeiras informações que são o número da inscrição e a senha do ENEM, após isso é necessário apenas escolher o curso a instituição que deseja estudar.

Veja abaixo o passo a passo para confirmar as inscrições Prouni 2019:

Prouni 2019

  • Acesse o site prounialuno.mec.gov.br;
  • Preencha seus dados;
  • Responda o questionário corretamente;
  • Escolha os cursos;
  • Confirme sua inscrição.

Lembrando que assim como a plataforma do SISU, no Prouni o aluno também pode escolher dois cursos, uma na primeira opção e outro na segunda opção.

Resultado Prouni 2019

Para ter conhecimento do resultado Prouni 2019 o aluno que se candidatou a bolsa, no dia do resultado, deve seguir o passo à passo:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Prouni 2019

  • Acessar o site do Prouni;
  • Depois é só preencher com o número e a senha do ENEM;
  • Terá as informações em caso de aprovação ou não.

É possível também consultar através do site a lista oficial, ela pode ser filtrada de acordo com curso e instituição. Outra forma de ter conhecimento do resultado Prouni 2019 é ligando pro número 0800 616161.

O mais aconselhado é ver o resultado através do próprio portal com acesso do aluno, pois assim o estudante aprovado terá conhecimento sobre o prazo da inscrição e os documentos necessários.

Nota de Corte Prouni

A note de corte nada mais é que os pontos mínimos que você precisa para ser aprovado em determinado curso, mas enganam-se quem pensa que todo mundo concorre com todo mundo, a concorrência acontece dentre os candidatos que escolhem as mesmas opções de curso, turno, faculdade, modalidade (cotistas ou não cotistas) e unidade ou campus.

Enquanto as inscrições estão abertas a nota vai mudando, pois ela é calculada todos os dias considerando os candidatos interessados na mesma vaga no curso, faculdade, turno e etc.

A nota muda porque o Prouni permite que o aluno mude as opções quantas vezes quiser, enquanto a inscrição estiver vigorando. As notas mudam a cada edição e tudo depende do desempenho do aluno.

Lista de Espera Prouni

Prouni 2019
Para aqueles alunos que não passaram no primeiro resultado do Prouni 2019, não é preciso entrar em desespero, pois esse programa permite que o aluno manifeste o interesse em ficar na lista de espera.

A lista de espera serve para preencher as bolsas que não foram ocupadas, isso acontece porque muitos alunos passam, mas não realizam a inscrição ou porque falta alguma documentação e assim não é possível ocupar a vaga.

Vagas Remanescentes

As vagas Remanescentes Prouni é a oportunidade perfeita para os estudantes que não foram selecionados na chamada regular. Elas dão uma chance a mais de ingresso à uma Instituição de Ensino Superior de qualidade, principalmente para os candidatos que não participaram da última edição do Enem e desejam este benefício.

O período para realizar as inscrições é aberto um tempo após a divulgação do resultado do Prouni. O MEC anuncia às vagas através da mídia, o que acaba atraindo a atenção e esperança de muitos estudantes que não conseguiram ser contemplados na chamada regular.

No geral, as vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas pelos candidatos, ou seja, que passaram no vestibular, mas não efetuaram a matrícula em um determinado curso. Com isto, as vagas vão surgindo ao longo do semestre, seja por conta de não preenchimento, desistências ou repetição, podem ser usadas para transferência entre cursos e instituições.


O Programa Universidade para Todos surgiu para ajudar milhares de estudantes que desejam ingressar em uma boa instituição de ensino superior, porém não possuem condições financeiras suficientes para isto. Comece a se preparar agora mesmo para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não perca a oportunidade de conseguir uma bolsa no Prouni!

Depois de ler sobre o nosso artigo falando sobre o Prouni 2019 passando informações como pegar o resultado e como se inscrever no programa. Não esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do conteúdo inscrito. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *