PROUNI RESULTADO 2019 — Consulta, Quando sai, MEC

Prouni resultado 2019 – O Programa Universidade Para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como principal objetivo oferecer bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda.

O ProUni abre suas inscrições duas vezes ao ano e leva em consideração a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos principais critérios de seleção.

Para quem vai fazer o Enem nesse ano e pretende, dessa forma, concorrer as milhares de vagas que são oferecidas através do ProUni 2019, será essencial entender o funcionamento do programa. A seguir traremos mais informações sobre o PROUNI, com dicas muito importantes a todos os estudantes que pretendem estudar em uma universidade particular.

PROUNI Resultado 2019

O programa foi criado em 2004 com o intuito de oferecer bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. Os participantes poderão concorrer às bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

O desconto aplicado dependerá da situação socioeconômica do participante. Além disso, os candidatos deverão realizar a última edição do Enem e ter tirado nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e acima de 0 (zero) na redação.

Além de tirar as notas mínimas necessárias, os candidatos terão que atender os pré-requisitos do programa. Entre os requisitos, estão:

PROUNI Resultado 2019


01. Possuir renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos.


02. Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral.


03. Ser portador de alguma deficiência física.


04. Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.


As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente no site do PROUNI, e são inteiramente gratuitas. A inscrição funciona em etapa única, e os candidatos deverão utilizar a senha do Enem para fazer login na plataforma.

Ao entrar, o candidato deverá escolher até duas opções de cursos (por ordem de prioridade). Durante o período de inscrições será possível mudar as opções, mas é importante lembrar que assim que o período para se inscrever terminar, a última opção será a considerada pelo sistema.

A note de corte para os cursos é calculada diariamente. A nota de corte é a nota mínima para se inscrever em um curso, levando em consideração o número de vagas e de nota dos inscritos no curso em questão. É importante ficar de olho para saber se a sua nota se a sua ainda está elegível para se inscrever no curso desejado.

PROUNI Resultado – Quando sai?

O Prouni resultado, desde a inscrição até a convocação dos participantes da lista de espera acontece em um mês e meio. Confira, a seguir, quanto tempo será necessário esperar até saber se você conseguiu uma bolsa ou não:


Primeira chamada: Até três dias corridos após o encerramento do prazo para as inscrições. Geralmente os selecionados possuem uma semana para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição. Logo após deverão efetuar a matrícula no curso escolhido.


Segunda chamada: Até duas semanas após a realização da primeira chamada. Os candidatos selecionados nesta etapa também possuem uma semana para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição. Em seguida, deverão efetuar a matrícula no curso escolhido.


Abertura da lista de espera: Aproximadamente 10 dias após a realização segunda chamada. Se o seu nome não aparecer em nenhuma das chamadas, há a chance de se inscrever na lista de espera. Contudo, as inscrições só começarão depois que todos os aprovados efetuarem suas matrículas nas respectivas universidades.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Dessa forma será possível identificar as vagas remanescentes e disponibilizá-las para outros candidatos. O Prouni resultado da lista de espera é divulgado dentro de um período de 7 dias.


Consulta PROUNI Resultado 2019

Os resultados para todas as etapas do PROUNI serão publicadas no site do programa. Para consultar o resultado PROUNI de sua inscrição, veja o passo a passo a seguir:

PROUNI Resultado 2019


Passo 1: Acesse o site do programa (prouniportal.mec.gov.br) e espere a página carregar. Em seguida, insira as informações de login e acesse o sistema.


Passo 2: Agora será possível saber se você foi aprovado nos cursos selecionados. Caso tenha sido, será necessário seguir as instruções para realizar a matrícula no curso e na instituição que o aprovou.


Bolsas de Estudo ProUni 2019:

O Programa Universidade para Todos – PROUNI, possui como benefícios dois tipos de bolsas de estudos para os candidatos que ao obteram uma nota considerada classificatória pelo MEC para adquirir a bolsa.

Logo abaixo você poderá conferir quais são as Bolsas de Estudo que o Programa oferece. Confira:

Bolsa Integral – Para ter desconto de 100% da mensalidade em faculdades particulares, os estudantes precisam comprovar que possuem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa.

Bolsa Parcial – Esse tipo de bolsa, oferece aos estudantes 50% do pagamento da instituição particular, para isso os estudantes precisam comprovar a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, por pessoa.

Para que o aluno possa usufruir de uma dessas duas opções de bolsa do ProUni é preciso que tenha:


01. Terminado o ensino médio em escola da rede pública ou em colégio da rede particular na situação de bolsista integral da própria instituição;


02. Ser pessoa que possua alguma condição de deficiência;


03. Ser professor da instituição pública de ensino, estando em pleno exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de colaboradores permanentes da rede pública, além de concorrer a bolsas unicamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.


Além das opções de bolsas citadas acima, o Prouni possui também bolsas remanescentes que são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Para concorrer a essas bolsas, é preciso que o estudante atenda a uma dos requisitos a seguir para que possa se inscrever na bolsa remanescente, veja abaixo quais são:

01. Ser professor da rede pública de ensino, estando no pleno exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de funcionário permanente da rede pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

02. Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a partir da edição de 2010, e obtido, na mesma edição do ENEM, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.


É importante ressaltar que há um prazo para as inscrições serem realizadas, caso contrário o candidato selecionado poderá perder a vaga. Para os aprovados em bolsas parciais, é possível solicitar um financiamento no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para arcar com a outra metade da mensalidade.

Para quem já consultou o PROUNI resultado 2019 e foi selecionado, a dica agora é realizar a sua matrícula e começar a planejar a sua vida acadêmica. O FIES é um programa que ajuda os participantes a arcarem com os custos de uma faculdade particular e o empréstimo só deverá ser pago assim que os estudantes concluírem os estudos e arrumarem um emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *