Prouni Resultado 2020: Onde e Como Consultar, Quando sai o Resultado, Nota de Corte, 1ª e 2ª Chamada

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) já ofereceu mais de 2,5 milhões de bolsas para graduação e cursos sequenciais em todo o Brasil. Muitos estudantes que se encaixam na categoria de baixa renda já foram beneficiados.

Para fazer o PROUNI, é necessário comprovar que estudou o ensino médio em escola pública ou em particular através de bolsa, ter renda familiar até 3 salários mínimos  e ter nota mínima de 450 pontos em todas as matérias sem zerar na redação.

A inscrição é feita pelo site oficial do Prouni todo o mês de Janeiro, depois, é só ficar de olho nos resultados. Saiba mais!

Prouni Resultado 2020 – Como Consultar?

Prouni Resultado 2020 - Como Consultar?

Depois que aluno fez a sua inscrição no site, ele deve monitorar os resultados. O MEC costuma enviar e-mail para aqueles que conseguiram as bolsas, tanto de 50% como de 100%. No entanto, em se tratando de algo importante não se pode confiar  totalmente na tecnologia, pois pode ocorrer alguma falha na transmissão.

Por causa disso, é fundamental que o estudante faça sua própria consulta do  resultado do Prouni. O procedimento é bastante simples, confira:

  1. Acesse o site – http://www.siteprouni.mec.gov.br;
  2. Digite o número de inscrição e senha do Enem;
  3. Clique na aba “resultados”.

A tela já vai mostrar se você conseguiu ou não a bolsa do Prouni na primeira chamada. No entanto, não desanime, pois tem a segunda chamada, lista de espera e vagas remanescentes que será explicado à seguir.

Quando sai o resultado do Prouni 2020?

As inscrições sempre começam em Janeiro, mas duram apenas alguns dias. Os resultados da primeira chamada saem logo na primeira semana de Fevereiro e a segunda chamada, na última semana de fevereiro.

É de suma importância ficar atento ao site para saber os resultados de forma rápida.

O que é nota de corte no Prouni?

O que é nota de corte no Prouni?

O processo seletivo do Prouni se baseia em pontuação, por mais que a nota mínima do Enem seja de 450 pontos para participar do programa, algumas faculdades estipulam sua própria pontuação para aceitar os estudantes em determinados cursos.

Isso se chama “note de corte”. Pois essa ação simplesmente “tira fora” da competição aqueles que não atingiram aquela pontuação.

Por exemplo: Em uma Instituição X pede-se uma nota mínima de 900 pontos para tentar a bolsa em um curso de medicina. Isso pode ocorrer em diversas Universidades em variados cursos.

Portanto, as chances dos estudantes com boas pontuações no Enem são maiores de conseguir passar pela nota de corte.

No entanto, existe uma esperança, pois as famigeradas notas de corte mudam todos os dias durante a inscrição, com isso, os estudantes podem alterar suas candidaturas para conseguir adequar um curso a sua pontuação.

Vale lembrar que essas alterações só podem ser feitas durante o período de inscrição.

Como funciona a 1ª e 2ª chamada do Prouni?

São convocados na 1ª chamada os alunos que tiveram boas pontuações relativas aos seus cursos escolhidos. No entanto, nem sempre as vagas são preenchidas, pois muitos estudantes não fazem matrícula na Universidade dentro do período exigido.

Com isso, sobram vagas que o programa preenche com a segunda chamada.

Ainda assim, os estudantes podem se cadastrar em uma lista de espera no site, caso, as vagas da 1ª e 2ª chamada não forem preenchidas, existe outra convocação.

A lista de espera é divulgada no site em seguida, somente aqueles que se inscreveram nela participarão da seleção.

Mas, ainda assim acontece das vagas não serem preenchidas, isso ocorre porque na maioria das vezes os estudantes não possuem documentação para comprovar o que cadastraram na inscrição, especialmente sobre o quadro socioeconômico da família.

Dessa forma, ocorrem as vagas remanescentes. Todavia, essas são preenchidas através de uma seleção do próprio MEC, onde uma comissão avalia o perfil dos estudantes, estão no páreo aqueles que conseguem atingir a nota de corte da Universidade escolhida, mas que não conseguiram ser chamados anteriormente porque ficaram atrás de outros concorrentes.

Todas as informações e resultados do Prouni são atualizadas no site em épocas de inscrição e resultados. Por isso, é importante ficar atento para não perder essa oportunidade de cursar um graduação gratuitamente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Prouni Resultado 2020: Onde e Como Consultar, Quando sai o Resultado, Nota de Corte, 1ª e 2ª Chamada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *