QUANDO SAI O RESULTADO DO PROUNI 2019 — CONFIRA AGORA

Resultado Prouni 2019 – O Programa Universidade para Todos é um programa do governo federal, tem disponibilizado milhares de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Esse programa do governo tem por objetivo dar oportunidades, para que pessoas que não tenham condição financeira, dar continuidade aos seus estudos, dando acesso a diplomas de nível superior.

Para as instituições que aderem ao programa, o governo concede isenção de tributos, como contrapartida. Leia atentamente as informações a seguir atentamente a respeito do Prouni 2019. Acompanhe.

Resultado do PROUNI 2019

Somente estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos podem participar.

O programa oferece dois tipos de bolsa:

Quando sai o Resultado do PROUNI 2019


01. Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.


02. Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.


03. Até 2016, mais de 1,9 milhões de estudantes foram atendidos pelo programa, sendo 70% com bolsas integrais.


Para o segundo semestre desse ano, o período para Adesão e emissão de Termo Aditivo ao processo seletivo do Prouni será do dia 14 de maio de 2018 até o dia 28 de maio de 2018.

Como funciona o PROUNI 2019

O processo seletivo do Prouni é muito simples. Já no primeiro dia de abertura das inscrições, o sistema informatizado do Prouni calcula a nota de corte para cada curso, e é com base nisso que o candidato saberá se vai conseguir pontuação suficiente para conseguir a bolsa para o curso que elegeu.

Lembre-se que o Prouni leva em consideração as notas do Enem, e é por essa nota que é definido todo o restante do processo seletivo. Para se inscrever no Prouni, o candidato deverá ter prestado o último exame do ENEM. Isso significa que o programa não aceita exames realizados em anos anteriores.

Existem alguns requisitos para lançar sua candidatura. Você pode se candidatar no Prouni se:


01. Tiver renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos;


02. Tiver cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral;


03. Ser for portador de deficiência física;


04. Ser for professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.


Inscrição e pré-seleção do Prouni 2019

A inscrição deve ser realizada através do site oficial do programa:  (www.prounialuno.mec.gov.br) e todas as informações solicitadas devem ser devidamente preenchidas.

Essa seleção ocorre em três fases e o candidato que for reprovado em qualquer uma das etapas abaixo, perde a vaga para o segundo da lista, levando em consideração, sempre, as notas do ENEM.

O estudante escolhe a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.

Quando sai o Resultado do PROUNI 2019

Em seguida, o Sistema do Prouni (Sisprouni) classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A nota considerada pelo Prouni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem. Após isso, são geradas as listas públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.

Os estudantes devem comparecer às instituições de ensino na qual foi aprovado, com todos os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição.

As instituições podem realizar processos seletivos específicos. Se aprovados, os estudantes são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

Quando sai o Resultado do PROUNI 2019

A Primeira chamada acontece em até três dias após o encerramento do período de inscrições. Os selecionados têm até sete dias para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. Após esse processo, devem efetuar a matrícula na universidade para o curso escolhido.

RESULTADO PROUNI 2019

A Segunda chamada acontece duas semanas após a primeira chamada. Os mesmos procedimentos adotados na comprovação das informações e matriculas realizado pelos candidatos da primeira chamada deve ser realizado. Já a abertura da lista de espera acontece 10 dias após a segunda chamada. As inscrições só começam depois que todos os selecionados efetuam a matrícula nas universidades.

Assim é possível identificar as vagas em aberto e disponibilizá-las para outros candidatos. O resultado da lista de espera é divulgado, normalmente, em um prazo aproximado de uma semana.

Como consultar o Resultado do SISU 2019

O resultado Prouni são disponibilizados na página eletrônica do MEC, podem também ser consultado pelo telefone 0800 61 6161. As universidades que participam do programa também disponibilizam essa informação.

É importante estar atento ao calendário para não perder as datas. No site www.prouniportal.mec.gov.br você pode encontrar o cronograma completo.

Resultado do PROUNI Lista de Espera

A Lista de Espera é mais uma oportunidade de classificação e seleção que os estudantes recebem no Prouni. O estudante que não tenha conseguido uma classificação nas chamadas regulares, pode ficar na expectativa de conquistar a bolsa através da lista de espera.

A lista de espera cumpre uma ordem de classificação segundo as pontuações obtidas no ENEM, e a adequação dos documentos apresentados à instituição, da mesma forma que ocorre na primeira e segunda chamadas.

Os candidatos à bolsa precisam ficar atentos aos prazos da lista de espera. Normalmente, as datas saem, em média, 3 dias após o resultado da segunda chamada. É necessário que o estudante verifique a página do Prouni diariamente para não perder essa última chance.

RESULTADO PROUNI 2019

Os alunos que não foram convocados nas chamadas regulares não são os únicos que podem participar da lista de espera. Todos os candidatos que foram pré-selecionados em sua primeira ou segunda opção de curso, mas não houve abertura de turma por falta de alunos suficientes ou outro problema da instituição de ensino também podem se beneficiar da lista de espera Prouni.

As instituições de ensino precisam ter controle da ordem dos pré-selecionados e para que isso ocorra, o sistema do Prouni divulga a relação de candidatos que estão participando da lista de espera. Após esse processo, as instituições começam a fazer as convocações de acordo com a ordem das notas.

As datas de convocação são estipuladas pelas instituições de ensino e quando o processo de convocação começa, os candidatos selecionados precisam levar a relação de documentação solicitada, a mesma apresentada na inscrição do Prouni. É necessário fazer uma comprovação de todos os documentos, sendo assim, verifique-os muito bem para não ter problemas com a instituição .

Fique atento a todas as chamadas e também a sua documentação. Não deixe passar essa grande oportunidade. Para maiores informações você pode acessar http://prouniportal.mec.gov.br/.


Caso tenha alguma dúvida a respeito de quando sai o resultado do Prouni 2019 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 6

QUANDO SAI O RESULTADO DO PROUNI 2019 — CONFIRA AGORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *