Quando sai o resultado do Prouni 2020: Onde Consultar, Como Saber se Passei, Documentos Necessários

O ProUni 2020 é um dos principais programas do governo federal de acesso ao ensino superior, responsável por conceder bolsas de estudo de 50% e 100% a estudantes de baixa renda em universidades privadas.

Todo o processo seletivo do ProUni acontece de forma rápida, contando com um prazo curto para inscrição e liberação da lista de aprovados. Anualmente, a seleção ocorre em dois períodos: em janeiro e junho.

Após fazer a inscrição, a principal dúvida do participante é quando sai o resultado do ProUni 2020. Aqui, damos uma estimativa do período de liberação da lista de aprovados. Confira!

Quando sai o resultado do ProUni 2020?

Quando sai o resultado do ProUni 2020?

O prazo específico de liberação dos resultados é indicado no edital do ProUni 2020. Mas, considerando edições anteriores é possível estabelecer um calendário de publicação dos aprovados:

Primeira chamada

A primeira chamada acontece em até três dias seguidos do fim do período de inscrição. Assim que divulgada a lista, os aprovados têm até uma semana para comprovar os dados fornecidos na inscrição e realizar a matrícula.

[Veja aqui informações completas sobre vagas remanescentes do Prouni 2020!]

Segunda chamada

A segunda chamada ocorre em cerca de duas semanas depois da primeira lista. Novamente, após a divulgação os aprovados têm uma semana para comprovar informações e fazer a matrícula.

Lista de espera

Passados 10 dias da segunda chamada, o candidato pode se inscrever na lista de espera, que é destinada a vagas que não foram ocupadas nas duas chamadas iniciais. O resultado dessa lista é divulgado em uma semana.

Cronograma ProUni 2020

Em toda nova edição o ProUni conta com um cronograma com prazos específicos. Confira, a seguir, os períodos aproximados de inscrição e divulgação de resultados:

ProUni janeiro 2020

  • Inscrições: ocorrem na segunda quinzena do mês;
  • Primeira chamada e matrícula: final de janeiro/início de fevereiro;
  • Segunda chamada e matrícula: segunda quinzena de fevereiro;
  • Lista de espera: final de fevereiro/começo de março;
  • Convocação da lista de espera e matrícula: segunda semana de março.

ProUni junho 2020

  • Inscrições: segunda semana do mês;
  • Primeira chamada e matrícula: terceira semana do mês;
  • Segunda chamada e matrícula: última semana de junho e primeira de julho;
  • Lista de espera: segunda semana de julho;
  • Convocação da lista de espera e matrícula: terceira semana de julho.

Onde consultar resultado ProUni 2020

O ProUni divulga resultados em três diferentes canais, todos disponíveis gratuitamente aos participantes do processo seletivo. É possível verificar por:

Como saber se passei no ProUni 2020?

Como saber se passei no ProUni 2020?

O participante do processo seletivo ProUni 2020 pode verificar se foi aprovado no site oficial do programa, por telefone ou em universidades participantes. Há, também, outra forma: por e-mail.

Quando o candidato é aprovado, ele recebe um e-mail (no endereço informado no cadastro) indicando que conseguiu a bolsa e o prazo para confirmar dados e efetuar a matrícula na universidade. É importantíssimo cumprir esse prazo, caso contrário o aprovado perde a bolsa.

Documentos ProUni 2020

Para verificação dos resultados, somente dados pessoais são suficientes (nome, número da carteira de identidade, CPF ou cadastro no site do ProUni 2020). Já para matrícula, o aprovado deve apresentar documentos específicos:

Comprovante de renda familiar

O ProUni é um programa voltado a pessoas com baixa renda, portanto, o aprovado precisa comprovar que realmente se encaixa nesse quesito, apresentando holerite, extrato bancário ou qualquer outro documento que confirme o ganho mensal da família.

Nota e espelho da redação do ENEM 2019

O resultado da prova do ENEM é considerado no processo de classificação do candidato, por isso ele deve comprovar que realmente fez o exame e atingiu as notas mínimas indicadas pelo programa.

Documentos de identificação

Entre os principais documentos de identificação estão a carteira de identidade (que pode ser substituída pela carteira nacional de habilitação) e o CPF.

Comprovantes de residência e escolaridade

O comprovante de residência deve ter até 3 meses, no máximo. É possível apresentar uma fatura de cartão de crédito ou conta de energia elétrica. Já no que refere ao comprovante de escolaridade, um certificado de conclusão do ensino médio é suficiente.

Documentos extras solicitados pela universidade

Em alguns casos, a universidade pode solicitar documentos específicos para a finalização da matrícula. Procure verificar previamente com a instituição de ensino quais são eles, para providenciá-los rapidamente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Quando sai o resultado do Prouni 2020: Onde Consultar, Como Saber se Passei, Documentos Necessários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *