RESULTADO DO PROUNI 2019 — Como Consultar – (Passo a Passo)

Concedendo bolsas integrais (100%) e bolsas parciais (50%), este programa vem crescendo muito nos últimos anos, e um dos pontos mais importantes para quem participa dele é o resultado do PROUNI 2019, que será o foco deste artigo.

O Programa Universidade para Todos, que é mais conhecido no Brasil inteiro como sendo o PROUNI, é um programa educacional que tem auxiliado muitas pessoas de baixa renda que desejam ingressar no Ensino Superior e conquistarem vagas em universidades particulares.

Nas próximas linhas, nós vamos procurar detalhar tudo que é importante e necessário saber sobre o resultado do PROUNI e outros pontos pertinentes a este excelente programa educacional criado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona o PROUNI 2019

A primeira coisa a saber é como funciona o processo seletivo do PROUNI, que se dá da seguinte maneira. O estudante que prestou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior faz a inscrição no programa.

Ele escolhe as opções de cursos de instituições participantes do PROUNI 2019, e concretiza a inscrição, e então, o sistema informatizado do programa começa a calcular as notas de corte para cada um dos cursos oferecidos.

Resultado do PROUNI 2019

O PROUNI sempre leva em consideração as notas obtidas pelos estudantes no ENEM do ano anterior, e será acompanhando este cálculo, que é atualizado todos os dias, que o estudante conseguirá saber se terá pontuação suficiente para conquistar uma bolsa de estudo para o curso desejado.

Caso a nota não atinja o corte para o curso desejado, enquanto estiver dentro do prazo de inscrições, o estudante poderá alterar suas opções de cursos e de instituições para tentar uma bolsa de estudo.

Após o encerramento do prazo de inscrições do PROUNI, o sistema realizará duas chamadas para convocar os pré-aprovados, que nós vamos explicar melhor no próximo tópico deste artigo.

Quando sai o resultado do PROUNI 2019

Assim que forem finalizadas as inscrições, com as notas de corte calculadas para cada um dos cursos oferecidos, o Resultado PROUNI começa a aparecer, com a primeira chamada dos pré-aprovados mais bem classificados.

A convocação será feita pela internet, e os estudantes poderão visualizar a lista dos pré-aprovados no próprio site do PROUNI, que é o (www.siteprouni.mec.gov.br), utilizando o nome e a senha de acesso que foi cadastrada no momento da inscrição.

Após esta convocação, o estudante pré-aprovado terá um prazo para apresentar documentos e comprovantes que foram informados no cadastro da inscrição, e, para os casos em que não sejam apresentados dentro do prazo, a bolsa de estudo pleiteada será perdida e direcionada para uma segunda chamada.

Os estudantes que ficarem para a lista de espera terão a oportunidade de conquistar bolsas de estudo remanescentes de outros estudantes que não conseguiram entregar documentação no prazo ou que simplesmente desistiram.

Como consultar Resultado do PROUNI 2019

É importante demais que o estudante que fez a inscrição no Programa Universidade para Todos saiba exatamente como proceder para consultar o Resultado do PROUNI, sabendo onde, quando e como fazê-lo.

O Resultado do PROUNI 2019 é divulgado na página eletrônica do MEC (Ministério da Educação) na internet, mas também poderá ser consultado pelos estudantes através do telefone ou diretamente nas instituições participantes do programa.

O telefone para consulta do Resultado PROUNI por parte dos estudantes será o 0800-616161, e será por meio de uma ligação feita de um telefone fixo e que será gratuita, que eles poderão saber se foram pré-aprovados ou não.

Depois de consultar o Resultado do PROUNI 2019, o estudante deverá viabilizar a entrega de toda a documentação que é exigida para garantir que a bolsa de estudo, tanto a integral, quanto a parcial, seja confirmada e assegurada.

Resultado do PROUNI 2019

Será de sua responsabilidade garantir que todos os prazos estabelecidos sejam respeitados e que esta entrega de documentação seja feita dentro destes prazos, para evitar que uma bolsa de estudos seja perdida por puro descuido e falta de atenção.

O Programa Universidade para Todos é um dos mais bem sucedidos programas educacionais que atualmente estão em vigor no Brasil, e ele já auxiliou diversas pessoas que desejavam ingressar na universidade.

Por meio de suas bolsas de estudo, tanto as parciais, quanto as integrais, milhões de brasileiros de baixa renda puderam fazer uma graduação superior, aumentando o número de pessoas com formação superior no Brasil de modo exponencial.


Bolsas de Estudo ProUni 2019:

O PROUNI (Programa Universidade para Todos), possui dois tipos de bolsas de estudos para os candidatos que se classificaram
ao obterem uma nota considerada classificatória pelo MEC para adquirir a bolsa.

Abaixo você pode conferir quais são as Bolsas de Estudo que o ProUni 2019 oferece. veja:

Bolsa Integral – Nessa categoria, para ter desconto de 100% da mensalidade em faculdades particulares é preciso que o aluno tenha uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Bolsa Parcial – Esse tipo de bolsa, oferece aos estudantes 50% do pagamento da instituição particular, para isso é preciso que o mesmo possua uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de no máximo, três salários mínimos.

Para que o estudante possa obter uma dessas duas opções de bolsa do programa é preciso que tenha:


01. Concluído o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na situação de bolsista integral da própria instituição;


02. Ser pessoa em condição de deficiência;


03. Ser professor da rede pública de ensino, estando em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de funcionário permanente da escola pública e concorrer a bolsas unicamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.


Além dessas opções de bolsas, o Prouni possui também bolsas remanescentes que são aquelas às vezes não são ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Para concorrer a essas bolsas, é preciso que o candidato atenda a uma das condições a seguir para que possa se inscrever na bolsa remanescente, veja quais são:

01. Ser professor da rede pública de ensino, estando no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da escola pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

02. Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do exame citado, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.


Seu sucesso fez com que o PROUNI acabasse por ser melhorado ao longo dos anos, e ampliado, fazendo com que seu alcance ficasse ainda maior e fazendo com que mais e mais pessoas usufruíssem de seus benefícios.

Portanto, se você também é um estudante que deseja muito alcançar uma bolsa de estudos em uma universidade particular de qualidade, você precisa se atentar aos prazos de inscrição, para que na próxima vez em que o resultado do PROUNI 2019 for divulgado, seu nome figure na lista de pré-aprovados também.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

RESULTADO DO PROUNI 2019 — Como Consultar – (Passo a Passo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *